sábado, abril 19, 2025

Projeto torna mais rigorosa pena para crimes contra menores em atividades esportivas

Proposta do deputado federal Fausto Júnior tramita em comissão técnica da Câmara dos Deputados

Compartilhe

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4697/2024, que estabelece medidas rigorosas para proteger crianças e adolescentes contra abusos sexuais em atividades esportivas. De autoria do deputado federal Fausto Júnior (União-AM), a proposta prevê o aumento de dois terços das penas para crimes contra a dignidade e liberdade sexual cometidos por professores, instrutores ou treinadores em contextos educacionais ou esportivos.

Além disso, o projeto responsabiliza civilmente as entidades desportivas por casos de abuso ocorridos em seus ambientes, exigindo a implementação de políticas e protocolos de prevenção, treinamento obrigatório para identificação de casos suspeitos e canais seguros e anônimos para denúncias.

Fausto Júnior enfatizou a importância do projeto: “É indispensável que crianças e adolescentes estejam efetivamente seguros na presença desses profissionais, que muitas vezes são referências e até mesmo ídolos para os alunos”, observa. A matéria está em análise na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara.

Rede de proteção

O União Brasil no Amazonas defende a iniciativa e ressalta que o partido está na vanguarda da a promoção de políticas públicas eficazes em áreas como o esporte. “O União Brasil tem demonstrado seu compromisso com a sociedade, ao atuar em diversas frentes. Esse projeto do deputado torna-se um marco na proteção dos nossos jovens atletas”, enfatizou o presidente estadual da sigla, o governador Wilson Lima.

O gestor cita como exemplo ações que vêm adotando no governo do Amazonas relacionadas à proteção do menor, como a campanha “Exploração Sexual no Esporte é Crime. Denuncie!”, capitaneada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Essa ação permanente visa orientar os praticantes de esportes com a divulgação dos canais de denúncias.

Leia mais

Mais do assunto