A erradicação da pobreza e a proteção ao meio ambiente são as principais defesas da delegação brasileira durante a 150ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), que acontece até amanhã (9) na cidade de Tashkent, capital do Uzbequistão. O tema foi amplamente defendido pelo decano da Câmara dos Deputados, Átila Lins (PSD-AM), que integra a comitiva e é um dos coordenadores do grupo.
Em seu discurso, o parlamentar afirmou que o desenvolvimento social, a redução das desigualdades sociais e a construção de uma sociedade mais justa são metas presentes na Constituição brasileira.
“Enquanto os abismos sociais existirem, não podemos descansar. Jamais haverá justiça e paz num mundo em que o acesso à saúde, educação, moradia digna, água, alimentos, segurança e meio ambiente equilibrado não for amplo e irrestrito”, enfatizou Átila.
O deputado acrescentou que leis que abordem estas temáticas são imprescindíveis na construção de um mundo melhor e que estes compromissos, como a erradicação da pobreza e a proteção do meio ambiente, devem ser assumidos de forma simultânea, além da luta pela eliminação de discriminação, assédio e violência, inclusive a de gênero.
Átila lembrou que em 2024, o Brasil sediou a 10ª Cúpula de presidentes dos parlamentos do G20. Nessa conferência, obteve-se consenso para ampliar o compromisso com a agenda dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecida pela ONU.
A 150ª Assembleia da UIP tem a participação de 140 países e presença de mais de 2 mil parlamentares. Além de Átila, a delegação do Brasil é composta pelos deputados federais Cleber Verde (MDB-MA), Laura Carneiro (PSD-RJ), José Rocha (União Brasil-BA), Cláudio Cajado (PP-BA) e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia.