O município de Boca do Acre (a 950 quilômetros de Manaus) foi destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira com o melhor resultado de suas escolas municipais nos anos finais do ensino fundamental, que compreendem as séries 8º e 9º ano da educação básica. Beruri, também no Amazonas, teve a escola estadual Euclides Corrêa Vieira premiada com o melhor resultado para o ensino médio.
A solenidade aconteceu na última segunda-feira (11), por ocasião do Dia do Estudante, no Palácio do Planalto. O prêmio foi entregue a 116 agraciados pelo presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana.
Entusiasta da educação, o decano da Câmara dos Deputados, Átila Lins (PSD), prestigiou a cerimônia junto com o prefeito de Boca do Acre, Frank Barros. “Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho feito pela gestão de Frank Barros, bem como sua equipe de trabalho através da Secretaria Municipal de Educação e do secretário de Governo, Gean Barros”, parabenizou.
Criado por meio de decreto presidencial e regulamentado em portaria assinada pelo presidente Lula, o Prêmio MEC da Educação Brasileira, segundo Átila, reconhecer as estratégias e iniciativas para promoção de avanços na melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica, não só em Boca do Acre, mas em todo o país.
Além dos dois municípios, a cidade de Manaus teve duas escolas premiadas com os melhores resultados no anos iniciais e finais do ensino fundamental: as escolas municipais José Carlos Martins Mestrinho e Professora Francisca Pereira de Araújo.
O Prêmio MEC da Educação Brasileira também reconheceu 54 alunos da rede pública de ensino pelo alto desempenho na redação do Enem, sendo dois representantes do Amazonas.