sábado, outubro 25, 2025

Tudo pronto para o encontro político do ano!

Compartilhe

Reunião de estado

Se o protocolo for seguido à risca e a agenda construída nas últimas semanas for mantida, os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Donald Trump, se reúnem no próximo domingo (26), em solo neutro para negociar redução ou remoção da supertaxa de 50% imposta pelo governo norteamericano às exportações brasileiras.

Agenda

O palco desse encontro será a Malásia, na Ásia, para onde o presidente Lula embarca nesta quarta-feira (21) para cumprir extensa agenda na 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e também na 20ª Cúpula da Ásia do Leste. Antes, Lula passa por Jacarta, capital da Indonésia, para uma visita oficial.

Caminho

As bases do encontro oficial foi alinhado na semana passada, em Washington, entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O Brasil, além de defender a remoção das taxas, deve levar na manga um plano B para a negociação sobre os interesses econômicos de ambos os países.

Fraude à vista

Ouvida ontem na CPMI do INSS, a assessora jurídica do Sindnapi e ex-integrante do Conselho Nacional da Previdência Social, Tonia Galleti, confirmou que desde 2019 vinha alertando as autoridades sobre suspeitas de fraudes nos descontos associativos nos contracheques de aposentados e pensionistas. Ela afirmou que, em reuniões com diversas autoridades, tanto com a gestão passado do governo Bolsonaro quanto a atual, alertou sobre a questão.

Suspeitas

Um desses alertas foi ao então diretor de Benefícios do INSS, José Carlos de Oliveira que, posteriormente se tornou ministro da Previdência no governo Bolsonaro. “Onde eu tinha oportunidade, eu dizia: ‘olha, tem alguma… como dizia Tancredo Neves, tem jabuti na árvore'”. O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), questionou que, como uma denunciante se torna alvo de uma medida judicial cumprida pela Polícia Federal, com suspeita de participar da fraude?

Saiu 

A notícia de que o Ibama concedeu licença de operação que autoriza a perfuração marítima na bacia da Foz do Amazonas, ontem, foi comemorada com júbilo por setores do governo, como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AM), além do presidente do Senado, Davi Alcolubre (União-AP). Todos distribuíram nota parabenizando a decisão e enaltecendo a transição energética do país.

Guia amazônico

Parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Rede Cenarium Amazônia deu espaço para lançamento do guia “Caminhos da Amazônia para a COP30”, uma publicação que apresenta de forma clara e acessível o que é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e sua relevância para todo o ecosistema global. O evento mundial começa em Belém (PA) no próximo dia 10 de novembro.

Didático

Hospedado no site da FAS, a publicação reúne um panorama histórico das conferências climáticas, um glossário de termos técnicos e um olhar amazônico sobre os principais temas que estarão em debate na COP-30 com a presença de representantes de 200 países.

Vanguarda

O Amazonas vai apresentar um caso concreto de eficiência energética e descarbonização na COP-30 em Belém: o estado se tornou o primeiro do país, segundo o governo local, com 100% da iluminação pública sustentável, por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, alcançando todos os 61 municípios do interior, com a troca das lâmpadas tradicionais, mais poluentes, por LED.

Tecnologia

Com essa mudança, as tecnologia LED vai proporcionar, nos próximos 10 anos, a redução da emissão de aproximadamente 100 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, o equivalente ao plantio de 276 mil árvores ou à preservação de uma floresta do tamanho de 967 campos de futebol.

Na pauta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) afiançou que esta semana a casa vai votar a urgência do PL 5041/25, que proíbe a cobrança de bagagem de mão no avião, além de projetos da área de Segurança Pública, como o aumento da pena de homicídio contra agentes públicos e o que dificulta o retorno de criminosos reincidentes para as ruas.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto