domingo, dezembro 14, 2025

Com Bolsonaro inelegível e clã em crise, direita se realinha para 2026

Compartilhe

Ensaios

Não é de hoje que nomes de governadores da direita tentam vender a imagem presidencial de olho na disputa eleitoral do próximo ano. Tarcísio de Freitas (SP), Ratinho Jr. (PR), Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG). Com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, sua inelegibilidade e os desentendimentos internos na família, os aspirantes presidenciais veem uma brecha para pavimentar o caminho e se tornarem o ou os candidatos naturais para enfrentar o presidente Lula nas urnas.

Preferenciais

Em entrevista ao Poder360, o presidente nacional do PP e um dos coordenadores da Federação União Progressista, o senador Ciro Nogueira (PI), acredita que, na ausência de Bolsonaro, somente dois nomes conseguem fazer frente ao presidente Lula e derrotá-lo nas urnas: Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Júnior (PSD). Resta saber se o grupo político vai endossar um dos dois aspirantes.

No páreo

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro mostrou essa semana que está no game e que tem força política para pleitear um cargo majoritário nas eleições do próximo ano. Mas, primeiro, a família Bolsonaro vai ter que alinhar o discurso e aparar as arestas que teimam em vir à tona. Nos bastidores, Michelle estaria de olho no cargo de vice-presidente. As apostas estão na mesa.

Futuro

Em outra ponta, os irmãos Bolsonaro tentam se viabilizar para 2026. Flávio Bolsonaro aparece bem colocado nas pesquisas para a reeleição no Senado. O vereador Carlos Bolsonaro tenta encontrar um domicílio eleitoral que o aceite para, também, tentar uma vaga no Senado. Jair Renan deve ficar onde está: vereador no Sul. Agora, a incógnita é o que vai acontecer com Eduardo Bolsonaro, refugiado nos Estados Unidos e com iminente prisão se pisar no Brasil.

Reta final

A CPMI do INSS encerrou os trabalhos neste ano com uma grande responsabilidade pela frente: finalizar as investigações e preparar um relatório robusto em que aponte, de fato, os fraudadores do INSS e as penalidades que poderão ser imputadas. Um trabalho que deve exigir bastante habilidade política e técnica do relator, o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL).

Próximos convocados

Para 2026, a comissão quer focar nas entidades bancárias e financeiras que favorecem e facilitam os empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, como a Crefisa. Um deles, já teve a convocação aprovada que é o governador de Minas, Romeu Zema, um dos sócios da Zema Crédito, Financiamento e Investimento S.A. Em nota, ele afirmou ainda que “não tem esclarecimentos acerca das atividades da Zema Crédito, os quais podem e devem ser prestados pela diretoria da companhia”.

Até que enfim!

Depois de quase meio ano de atraso, a Comissão Mista do Orçamento aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, abrindo espaço para a aprovação da Lei Orçamentária do próximo ano. Os congressistas correm contra o tempo para votar pautas prioritárias nos próximos dias, antes do recesso parlamentar.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto