domingo, dezembro 14, 2025

A história se faz aqui e agora

Compartilhe

Inédito

Desde o nascimento da República até os dias atuais as inúmeras tentativas de golpe de estado haviam entrado para a história, com todos os fatos e acontecimentos das ações, mas sem nenhuma punição, mínima que fosse. Até o ano de 2025. O dia de ontem, 25 de novembro, se tornou um marco histórico com a prisão de generais das forças armadas presos e um ex-presidente, acusados e condenados por orquestrar uma tentativa de golpe de estado no Brasil.

Decisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do cumprimento imediato da pena dos sete condenados na ação penal que julgou a trama golpista. Todos, à exceção do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que fugiu para os Estados Unidos, já estão presos.

Penalidades

Os militares Almir Garnier, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto já estão em bases das forças armadas. Bolsonaro, à princípio, deve ficar na cela da superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde já estava preso preventivamente desde o último sábado (22). O delegado da Polícia Federal, Anderson Torres, foi encaminhado para o complexo da Papudinha, prisão anexo à penitenciária da Papuda, em Brasília.

Órfãos

Com o início do cumprimento da condenação por parte do ex-presidente Bolsonaro, a direita vai ter que rearticular para a disputa presidencial em 2026 e definir, o quanto antes, um nome para chamar de seu para enfrentar o presidente Lula nas urnas. Os nomes que, anteriormente, pairavam no ar terão que reformular suas estratégias políticas para garantirem protagonismo no pleito do próximo ano, que promete ser a eleição mais disputada de todos os tempos.

Espólio

Nesse cenário, eis um questionamento: Tarcísio de Freitas vai renovar seu desejo oculto de oficializar sua pré-candidatura presidencial? Governadores como Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado vão disputar o espólio político dos Bolsonaros? Ou os filhos do ex-presidente vão se “lançar” para a disputa? Muita água ainda deve rolar nesses mais de 30 dias que faltam para encerrar o ano de 2025.

Avanço

O Conselho de Ética do partido União Brasil decidiu deferir a intervenção no diretório regional do Pará, com a dissolução da Executiva, do qual o ministro do Turismo, Celso Sabino, era o presidente. O corpo técnico também votou pela expulsão do político das fileiras do partido. A decisão final deve sair até o dia 8 de dezembro, em reunião da Executiva nacional.

Motivação

Celso Sabino, que é deputado federal licenciado, é alvo de processo de expulsão do partido após decidir permanecer no governo Lula, como ministro do Turismo, depois que o União Brasil decidiu por romper com o governo e entregar os cargos que lhes haviam sido dados na composição ministerial.

Data marcada

Está agendada para o dia 10 de dezembro a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele é o indicado do presidente Lula para a vaga aberta no STF com a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso. O senador Weverton (PDT-MA) será o relator da indicação.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto