sábado, outubro 25, 2025

As narrativas que alimentam oposição e governistas na política brasileira

Compartilhe

Estaca zero

O governo federal vai ter que encontrar outros meios de incrementar a arrecadação federal em 2026. Com o revés em torno da MP 1303/25, ontem, no Congresso Nacional, a equipe econômica terá que usar da inteligência e cálculos para ver como vai equilibrar as contas públicas no próximo ano e atender à meta de superávit primário de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).

Viés ideológico

A perda de validade da Medida Provisória, após ser retirada de pauta da votação com votos da maioria da Câmara dos Deputados, a guerra de narrativas entre governo e oposição ganha força e mais um capítulo nesse embate ideológico. Os governistas sustentam que quem perde é o povo. A oposição reforça o discurso de que o Planalto está criando mais impostos e tem que enxugar os gastos.

‘Sovina’

Enquanto as correntes ideológicas disputam qual narrativa é mais verossímil, o equilíbrio fiscal fica para escanteio, a disputa pelo poder ganha força e os interesses nada republicanos também. A oposição sustenta o discurso do aumento de impostos; o governo de que a oposição não quer taxar os ricos. “É uma uma coisa absurda, você saber que aqueles que ganham mais dinheiro, são mais suvino (sic) na hora de pagar as contas do que o povo pobre. Mas eu espero que o congresso tenha uma demonstração de maturidade”, disse o presidente Lula antes de a MP ser enterrada.

Investigação

A Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrou na manhã de hoje (9) nova fase da Operação Sem Desconto em sete estados e mais o Distrito Federal. Estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF em São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e o Distrito Federal. A PF quer chegar a mais envolvidos no roubo dos desvios de benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

Explicações

O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho, será ouvido hoje (9) na CPMI do INSS. Um dos autores do depoimento, o senador Rogério Marinho (PL-RN), afirma que o Sindnapi, vinculado à Força Sindical, aparece entre as entidades que teriam sido mais beneficiadas pelo mecanismo de descontos associativos operado via INSS e que teria recebido mais de R$ 1 bilhão entre 2008 e 2025.

Consequências

Após os ministros dos Esportes e do Turismo, André Fufuca (PP-MA) e Celso Sabino (União-PA), respectivamente, desobedecerem seus partidos para permanecer nos cargos do governo, as direções de ambas as siglas decidiram penalizá-los com o o afastamento das funções partidárias e suspensão por 60 dias até que sejam concluídas as medidas internas, que podem culminar com a expulsão dos respectivos partidos.

Recado

Sem citar o nome do arqui-inimigo político, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) usou suas redes sociais para afirmar que o projeto do imposto de renda – que terá Calheiros como relator no Senado – seja relatado de forma responsável. “O texto que está pronto, foi construído com muito trabalho e diálogo, inclusive com o governo, e aprovado na Câmara por unanimidade dentro do prazo. Que não se faça politicagem com um assunto tão relevante”, disse Lira, ao defender seu relatório aprovado na semana passada.

Retorno

Depois de passar um grande sufoco ao ser detida com outros ativistas que levavam ajuda humanitária ao povo palestino na semana passada, a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT-CE) desembarca no Brasil hoje pela manhã, no aeroporto de Guarulhos (SP). Luizianne estava em missão oficial da Câmara como observadora internacional na flotilha humanitária que levava alimentação, fórmulas infantis e medicamentos ao povo palestino.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto