Doze aeroportos das cinco regiões do país figuram entre os mais pontuais do mundo, de acordo com o relatório On-Time Performance Monthly Report, divulgado pela consultoria internacional Cirium em agosto. A publicação dividiu os aeroportos nas categorias de grande, médio e pequeno portes.
Segundo a metodologia adotada no relatório, os aeroportos são classificados conforme a capacidade anual de assentos ofertados: grande porte (25 a 40 milhões de assentos/ano), médio porte (15 a 25 milhões) e pequeno porte (5 a 15 milhões). Para entrar no ranking, os terminais também precisam ter pelo menos 90% de seus voos rastreados com informações reais de partida e chegada, o que assegura a comparabilidade internacional.
Na categoria de grandes aeroportos, Congonhas (SP) conquistou o 3º lugar mundial, com índice de 88,62% de pontualidade. Já na categoria dos aeroportos de médio porte:
- Viracopos-Campinas (SP) ficou em 2º lugar, com 93,22% de pontualidade;
- Brasília (DF) logo em seguida, em 3º lugar, com 90,97%;
- Confins-Belo Horizonte (MG) em 4º lugar, com 88,70%;
- Galeão (RJ) ficou na 6ª posição, com 86,50%.
No ranking mundial dos terminais de pequeno porte, o Aeroporto Santos Dumont (RJ) liderou com índice de 95,02% de pontualidade, numa análise que considerou 4.930 voos. Nessa mesma categoria, o Aeroporto de Salvador (BA) ficou em 4º lugar, com 91,32%. Além deles, Belém (PA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) figuraram no ranking dos 20 mais pontuais.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado reflete os avanços na gestão e nos investimentos que vêm sendo realizados em parceria com operadores e concessionárias. “A presença de 12 aeroportos brasileiros entre os mais pontuais do mundo mostra a força da nossa infraestrutura. É um reconhecimento da qualidade das operações e da eficiência que buscamos entregar à população todos os dias”, celebrou o ministro.
O estudo da Cirium leva em conta dados de mais de 2 mil fontes globais e avalia a pontualidade dos aeroportos pelas partidas realizadas dentro do tempo previsto. A metodologia garante comparabilidade internacional e coloca os resultados brasileiros em evidência no cenário mundial.

