domingo, julho 27, 2025

CBA lança edital para atrair startups de bionegócios

Prioridade é para pessoas jurídicas, com até 10 anos de CNPJ, que desenvolvam soluções tecnológicas e científicas voltadas à sustentabilidade

Compartilhe

Ontem (25), o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) lançou o segundo edital do programa CBA OPEN, que busca atrair startups inovadoras com foco em bionegócios para as novas instalações do Espaço CBA de Inovação (ECBAI), que passou por reformas recentemente.

A nova chamada é voltada a pessoas jurídicas, com até 10 anos de CNPJ, que desenvolvam soluções tecnológicas e científicas voltadas ao aproveitamento sustentável da biodiversidade amazônica. As inscrições são de fluxo contínuo, o que permitirá o recebimento ininterrupto de propostas, a serem submetidas via formulário eletrônico disponível no site do CBA.

“Este novo ciclo reforça o papel do CBA como um dos principais hubs de bioeconomia da região”, afirmou a secretária de Economia Verde, Bioindústria e Descarbonização do MDIC, Júlia Cruz. “Pela promoção de um ambiente de colaboração entre setor público, privado, academia e comunidades tradicionais, o CBA se coloca na linha de frente para o impulsionamento de negócios inovadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, completou.

“O CBA OPEN fortalece nossa missão de transformar ciência em desenvolvimento, conectando inovação, biodiversidade e empreendedorismo para impulsionar a nova economia da floresta”, destaca o diretor-geral do CBA, Márcio Miranda.

Entre os benefícios oferecidos às startups selecionadas estão o uso de espaços físicos compartilhados ou privativos, acesso à infraestrutura laboratorial e técnica do CBA, apoio ao desenvolvimento de produtos, articulação com mentores e parceiros estratégicos, além de auxílio na elaboração de projetos para captação de recursos.

O edital contempla ainda a possibilidade contrapartidas não financeiras por parte das startups, como fornecimento de serviços ou recursos voltados à pesquisa e desenvolvimento.

O período mínimo de permanência das empresas residentes é de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme avaliação de desempenho e cumprimento das metas acordadas.

A primeira edição do edital, lançada no primeiro semestre deste ano, contou com a seleção de sete startups, que serão as primeiras empresas a ocupar as instalações recém-reformadas do ECBAI.

Saiba mais sobre o CBA Open

O CBA OPEN é o programa do Centro de Bionegócios da Amazônia voltado à criação de um Hub de Bionegócios e Inovação, que promove um ambiente colaborativo entre empresas, instituições científicas, agências de fomento e organizações públicas e privadas.

Seu objetivo central é impulsionar o desenvolvimento de soluções sustentáveis baseadas na biodiversidade amazônica, conectando ciência, tecnologia e empreendedorismo para fortalecer cadeias produtivas e gerar impacto social, ambiental e econômico na região.

Confira aqui a íntegra do edital.

Leia mais

Mais do assunto