sábado, abril 19, 2025

Congresso Nacional cria Frente Parlamentar Mista de acesso ao crédito

Colegiado vai ser presidido pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), com 195 deputados federais e 2 senadores membros

Compartilhe

Com 196 deputados federais e 2 senadores como membros, o Congresso Nacional criou, ontem (18), a Frente Parlamentar Mista pela Democratização do Crédito e Serviços Financeiros com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito no Brasil. O colegiado vai ser presidido pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM).

O parlamentar explicou que a Frente tem como missão buscar reduzir barreiras, promovendo inclusão financeira também para grupos vulneráveis como pessoas de baixa renda, aposentados, pensionistas, mulheres e pessoas com necessidades especiais, além de promover estudos, debates e políticas que fortaleçam a liberdade econômica e a segurança jurídica no mercado em parceria com órgãos governamentais e a sociedade civil. Entre as pautas prioritárias estão a inclusão financeira, a redução do custo do crédito, a transparência na gestão de dados e a inovação no setor.

Apoiada por congressistas de múltiplos partidos e diversas entidades do setor financeiro, a Frente conta com a participação ativa de organizações comprometidas com a democratização do acesso aos serviços financeiros e a construção de um ambiente mais inclusivo e eficiente. A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) e a Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps), que integram o Instituto Nacional de Democratização do Crédito (INDC), são peças-chave nessa iniciativa, representando a sociedade civil na Frente Parlamentar.

“Esta frente nasce com um propósito claro e urgente: ampliar o acesso ao crédito para todos os brasileiros, como um instrumento de inclusão financeira e de oportunidade. Não podemos aceitar que o crédito seja um fator de exclusão e desesperança. Ampliar o acesso ao crédito não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia inteligente para o crescimento da economia. Vamos trabalhar incansavelmente e propor medidas que tornem o crédito mais acessível e sustentável. Nosso compromisso é com a inclusão, com o desenvolvimento e com um país mais justo”, destacou Alberto Neto.

“A ampliação do crédito responsável é essencial para o crescimento econômico do país e para a dignidade financeira das pessoas. A Frente Parlamentar é um passo importante para garantir que mais brasileiros tenham acesso a esse direito de forma transparente e sustentável”, afirmou Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

“Há muito vimos empenhando esforços para constituir um fórum no parlamento alinhado à realidade brasileira, com foco primordial na emancipação de toda a população, no que tange a inclusão e democratização do acesso ao crédito, demais serviços financeiros e educação, sem a sombra constante e permanente de pessoas, órgãos e entidades de confundir proteção com tutela do cidadão”, afirmou Edison Costa, presidente da Aneps.

A Frente Parlamentar Mista pela Democratização do Crédito e Serviços Financeiros terá atuação nacional e duração indeterminada, garantindo que o tema continue em debate permanente no Congresso Nacional.

Com informações da assessoria de imprensa

Leia mais

Mais do assunto