sábado, abril 19, 2025

Federação PP e União Brasil tem nova rodada de discussão nesta terça-feira

Bancadas de ambos os partidos na Câmara dos Deputados se reúnem, na tarde de hoje, em separado, para tratarem da possível fusão eleitoral

Compartilhe

Uma nova rodada de reuniões acontece na tarde desta terça-feira (18), entre deputados federais do PP e do União Brasil, para discutirem a federação partidária entre as duas siglas de olho nas eleições de 2026. As reuniões acontecem em separado, nas lideranças das respectivas bancadas federais, na Câmara dos Deputados.

A federação partidária é a solução que dirigentes dos dois partidos estão analisando para fortalecer estas legendas e fugir da cláusula de barreira no pleito de 2026. A futura coligação daria ao PP e União Brasil um fundo eleitoral de quase R$ 1 bilhão e tempo de propaganda de rádio e TV superior a dois minutos durante a propaganda eleitoral.

Se essa aliança política se concretizar ainda em 2025, as duas siglas podem se tornar a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares (59 do União Brasil e 50, do PP), superando o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem 92 deputados federais. No Senado, seriam 13 (7 do UB e 6, do PP).

Mas essa união ainda não é consenso entre filiados de ambos os partidos políticos. Os dirigentes nacionais do PP (Ciro Nogueira) e União Brasil (Antonio de Rueda) estão trabalhando para que esta aliança prospere, mas esbarram em resistências de alas das duas siglas.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto