O governo do União Brasil no Amazonas comemora a redução em 49,2% da mortalidade materna em 2024 em relação a 2023 como resultado das políticas públicas adotadas na gestão de Wilson Lima direcionadas às mães do estado. O dado foi divulgado por ocasião do Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo (11).
De acordo com o partido, essa queda no percentual é a maior dos últimos dez anos Maternidades como Balbina Mestrinho, Ana Braga e o Instituto da Mulher Dona Lindu foram equipadas com Centros de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNIs), que oferecem métodos humanizados, em ambientes acolhedores. Essas unidades disponibilizam suítes multiculturais para o acolhimento de mulheres indígenas, quilombolas e estrangeiras, respeitando suas especificidades culturais.
“Cuidar das mães é cuidar do futuro. Esse é o compromisso do nosso governo. Estamos garantindo mais que assistência, estamos garantindo respeito, dignidade e protagonismo para essas mulheres que constroem o nosso estado todos os dias”, declara o governador, ao destacar o conjunto de ações voltadas para esse público.
Ainda na área da saúde, o governo comemora a conquista do selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” pelo incentivo ao aleitamento materno nas maternidades do estado e avanços nos exames de mamografia, que teve a fila zerada com o reforço das Carretas da Saúde. Outra marca é o primeiro Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) do país, inaugurado recentemente com capacidade para realizar cirurgias de conização, que removem lesões precoces e evitam o desenvolvimento do câncer.
O União Brasil no Amazonas ressalta ainda outras ações direcionadas às mães, como 271 mil mães chefes de família beneficiadas com o “Auxílio Estadual”, a priorização das mulheres na titularidade de imóveis em programa de habitação, R$ 23 milhões investidos em empreendedorismo feminino e a implementação de projetos pioneiros de saúde e proteção social.
A política habitacional também é destaque com o Amazonas Meu Lar, que dá prioridade às mulheres no registro dos imóveis, garantindo autonomia patrimonial e segurança para as mães e seus filhos.
“Já alcançamos 24.511 famílias entre moradias entregues e regularização fundiária. Nosso foco é intensificar as entregas e garantir o futuro de quem mais precisa. As mães estão no centro dessa política”, reforça Marcellus Campêlo, secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgãos do governo responsáveis por programas e obras importantes para a melhoria da qualidade de vida da população, dentre eles o Amazonas Meu Lar.
Incentivo
A garantia de acesso ao mercado de trabalho também ganhou reforço para o público feminino com a aprovação da Lei nº 6.817/2024, que cria o Programa de Incentivo ao Emprego para Mães Solo. A iniciativa, que está em fase de regulamentação pelo Governo do Amazonas, tem como objetivo estimular a contratação de mulheres chefes de família, promovendo autonomia e valorizando a força de trabalho feminina.
Para Kuka Chaves, presidente estadual do União Mulher Amazonas, as conquistas são resultado de uma gestão comprometida com a transformação da realidade feminina no estado. “Em nome do União Brasil Amazonas, queremos homenagear todas as mulheres, em especial as mães. Nosso compromisso é garantir apoio, respeito e dignidade a cada uma delas. Saúde, moradia, geração de renda e proteção social: somos mães unidas por um propósito — celebrar as conquistas que transformam a vida das mães amazonenses”, resume.