Numa solenidade rápida e sem pompa na manhã desta quinta-feira (24), o presidente Lula da Silva nomeou e empossou o novo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. Ele assume no lugar do ex-ministro, Juscelino Filho (União Brasil-MA), exonerado do cargo no dia 8 deste mês após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva na distribuição de emendas parlamentares.
Frederico assume a pasta num momento crítico após a recusa do deputado federal e líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas (MA). Ele chegou a aceitar o convite do presidente Lula há duas semanas, mas na última terça-feira (22), decidiu declinar e permanecer como parlamentar.
O novo ministro era o presidente da Telebrás desde 1º de janeiro de 2023, órgão vinculado ao Ministério das Comunicações. Engenheiro de formação, Siqueira Filho tem 26 anos de experiência no ramo de telecomunicações, com passagens por cargo de direção da operadora Oi.
Sua indicação para assumir o ministério foi formalizada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e chancelada pelo ex-ministro Juscelino Filho e o deputado Pedro Lucas em reunião com o presidente Lula na tarde de ontem (23), segundo nota do Palácio do Planalto.