sábado, outubro 25, 2025

Motta faz movimento de paz, mas tensão entre Congresso e Planalto persiste

Compartilhe

Caminho espinhoso

Desde que favoreceu a aprovação do projeto de decreto legislativo, que derrubou a proposta do governo de aumentar a cobrança IOF no final do primeiro semestre e, após uma grande derrota do Congresso com o arquivamento da PEC da Blindagem e o escrutínio popular contra atitudes do Parlamento, que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), vem “revendo” seus movimentos e tentando, de alguma maneira, pacificar a relação entre o Legislativo e o Executivo. Mas, tem esbarrado nas pedras ao longo do caminho.

Cara de paisagem

Ontem, ao participar ao lado do presidente Lula de evento alusivo ao Dia do Professor, no Rio de Janeiro, Motta foi vaiado pelos presentes que criticaram o projeto de anistia, defendido pela oposição na Câmara. Mas, o vexame maior foi ter que ouvir, sem emitir qualquer expressão facial reativa, a fala de Lula de que o Congresso atual é tão “baixo nível” como nunca esteve antes.

Via de mão dupla

O presidente Lula argumentou que se referia aos representantes da extrema-direita que se elegeram na eleição passada que, em suas palavras, é o que “existe de pior”. A declaração pegou mal dentro do Parlamento e de setores da sociedade. Ao ser confrontado como reagia à fala do presidente, Hugo Motta contemporizou afirmando que a crítica teria sido direcionada à extrema-direita. Mas, frisou, se foi para o Congresso como um toda, ele diz discordar, já que foi o Parlamento quem aprovou quase tudo o que o governo enviou.

Agressão

Ex-deputado federal com ampla vivência no Parlamento, Roberto Freire do Cidadania fez uma crítica contundente à declaração. Segundo ele, é “inconcebível o tratamento agressivo e desrespeitador do presidente Lula chefe do Poder Executivo a um outro dos poderes da República brasileira, o Congresso Nacional. Nada justifica tal destempero que apenas revela seu caráter antidemocrático e a falta de compostura para o exercício do cargo.”

Preparando o terreno

Reunião que acontece hoje à tarde, na Casa Branca, em Washington (EUA), entre o secretário de Estado Marco Rubio e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, é um preparativo diplomático para o encontro presencial entre os presidentes Donald Trump e Lula nos próximos dias para negociarem a redução (ou extinção) da mega tarifa imposta às exportações brasileiras. Há uma grande expectativa em torno desta primeira reunião, após três meses do anúncios da supertaxa.

De fato

O decreto que oficializa a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicado ontem (15) no Diário Oficial da União (DOU), com vigor a partir deste sábado (18). Barroso decidiu antecipar em oito anos a sua aposentadoria compulsória. Nos próximos dias, ele deve sair para um período sabático num retiro espiritual. Mas, antes, deve realizar uma bateria de exames hoje, após passar mal e precisar ficar internado num hospital particular de Brasília, ontem.

Comunicação política

Criado há 2 anos com o propósito de reunir profissionais, lideranças públicas e especialistas da comunicação pública, institucional, governamental, legislativa e eleitoral, o Congresso de Comunicação Política (Compol) tem percorrido diversas capitais brasileiras em 2025 debatendo com profissionais e especialistas locais e convidados sobre a comunicação pública. As próximas a receberem o evento serão São Paulo, nos dias 27 e 28 deste mês, e Brasília, no dia 6 de novembro.

Representante

Decano da Câmara dos Deputados, Átila Lins (PSD-AM) está em Genebra, Suíça, junto com a delegação brasileira, representando o Parlamento na 151ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), que inicia amanhã (17) e segue até o dia 23. Nesta edição, o tema da reunião é sobre defender normas humanitárias e apoiar ações neste sentido em tempos de crise. Átila terá tempo de fala no evento.

Futuro político

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), pode ser um eventual candidato ao governo do Estado, caso Wilson Lima (União) renuncie para disputar o Senado em 2026. Mas, independente dos caminhos que possa percorrer na política, Tadeu tem optado por uma estratégia inteligente: se fazer conhecer no resto do país. Como? Nos últimos seis meses tem emplacado artigos em diferente veículos da imprensa nacional. Já foram oito artigos publicados na CNN Brasil, Poder 360, Gazeta do Povo e revista Veja.

Olhar amazônico

Tadeu tem explorado temas caros à região amazônica que, de certa forma impactam no resto do país. À Coluna, sua assessoria de imprensa informou que os textos querem promover a defesa da região no debate nacional, como a infraestrutura na Amazônia (BR-319); políticas federais destinadas ao estado; o combate ao crime organizado nos rios amazônicos e fronteiras; a exploração racional dos recursos naturais aliada ao desenvolvimento sustentável; e o protagonismo do Amazonas nas discussões da COP-30.

Memória das lutas sociais

O vereador de Manaus, José Ricardo (PT), junto com a jornalista Jane Coelho, lançam hoje (16) na capital amazonense o livro “Lutas e Movimentos Sociais no Amazonas”, que reúne 21 experiências de mobilização e luta popular por direitos no estado. A publicação tem o propósito de fazer um regaste histórico e da memória desses movimentos coletivos em diversas áreas: da educação ao direito das mulheres à participação cidadã.

Serviço

Sob a relatoria da deputada federal Rosana Valle (PL-SP), avança na Câmara dos Deputados projeto de lei que institui no país o Registro Nacional de Veículos Apreendidos. O objetivo da proposta é centralizar todas as informações referentes ao recolhimento de automóveis realizados no Brasil e, assim, conceder mais celeridade na recuperação do bem por parte de seus proprietários e, ao mesmo tempo, reduzir a lotação nos pátios. A proposta é do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto