Parecia uma convenção partidária para ratificar as candidaturas majoritárias dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) para a reeleição no Senado e ao governo do Amazonas, respectivamente, em 2026, com tudo que tem direito: comício, espaço lotado, jingles de campanha, slogan, discurso político marcado por palavras fortes e de efeito. Mas, na verdade, foi o lançamento de uma ofensiva pré-eleitoral de uma ampla aliança política de olho em 2026.
Foi o que aconteceu ontem (25) no clube da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas (OAB-AM), em Manaus, com a presença (segundo os organizadores) de mais de mil lideranças políticas do interior e da capital e autoridades de várias matizes políticas unidos em torno de Omar e Braga e com o apoio irrestrito do prefeito da capital, David Almeida (Avante), para anunciar a coalização “Amazonas Forte de Novo”.

Talvez por estratégia, nenhum dos políticos confirmaram em seus discursos suas respectivas candidaturas para 2026, mas meias palavras bastam e o recado de uma aliança forte, robusta e tenaz foi dado neste grande evento, em que reuniu prefeitos e vereadores de quase todos os municípios, vereadores de Manaus, secretários municipais, deputados estaduais, deputados federais e lideranças partidárias de todos os presentes.
A campanha eleitoral, antecipada em 16 meses, está nas ruas e dessa vez este amplo grupo político sabe que a jogada tem que ser de mestre: eleger Omar Aziz governador do Amazonas, reeleger Eduardo Braga no Senado e fazer uma chapa proporcional forte tanto na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) quanto na Câmara dos Deputados, que dê base de sustentação favorável ao majoritário. E, nesse estratagema, amarrar o apoio do prefeito de Manaus é um dos segredos do negócio.
Parceria pelo Amazonas
Ao discursar como um candidato, Omar Aziz disse aos milhares que lhe aplaudiam que, juntos, vão trabalhar por um futuro mais justo e com mais desenvolvimento para a capital e o interior e que, pese as trajetórias e visões diferentes dos líderes na aliança, todos têm o mesmo compromisso: defender o Amazonas. “É uma parceria e começo de um novo ciclo de esperança e resultados que irão mudar a vida de quem mais precisa: o povo do Amazonas”, reforçou o senador.
Eduardo Braga reforçou que, sem união não se consegue entregar a prosperidade que o povo amazonense merece. “A democracia só se fortalece quando trabalhamos juntos, acima das diferenças movidos pelo amor à nossa terra. Unidos, somos fortes. O Amazonas Forte que queremos começa agora. E começa com a nossa união. Vamos juntos, construir um Amazonas Forte de Novo”, reforçou.
David Almeida também deu o mesmo tom para o seu discurso: o da união política em torno dos interesses locais para desenvolver o estado e trazer oportunidades para todos. “Essa é a hora de virar a chave, superar divisões e trabalhar juntos por saúde, educação, emprego e infraestrutura. União pelo povo amazonense”, afirmou o prefeito de Manaus.
A aliança “Amazonas Forte de Novo” é o start que deve desembocar na campanha eleitoral de 2026, tendo essas figuras como protagonistas na disputa pelos cargos majoritários do estado.