sábado, setembro 6, 2025

O ‘tarifaço’ de Trump ao Brasil está logo ali!

Compartilhe

Contagem regressiva

O recado já foi dado pelo secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick: a cobrança de 50% de tarifa em cima dos produtos brasileiros exportados para aquele país começa a vigorar na próxima sexta-feira (1º) sem prorrogações ou flexibilizações. Donald Trump está irredutível.

Brecha

Mas ele adianta que após o início da vigência da tarifa, o governo americano está disposto a dialogar e a negociar. Segundo ele, o presidente americano está disposto a ouvir, mas não disse em quais termos poderá ser essa possível negociação. Até o momento, faltando quatro dias para a mega tarifa entrar em vigor, o governo brasileiro ainda não teve acesso à Casa Branca.

Estratégia

Está previsto para esta segunda-feira (28) a entrega de um plano de ação de enfrentamento do tarifaço ao presidente Lula. Uma das medidas é uma espécie de socorro financeiro a empresas que serão afetadas pelo taxação, com empréstimos pontuais e programa de manutenção de emprego. O objetivo do governo é correr atrás de novos mercados internacionais. Hoje também o presidente Lula vai sancionar a regulamentação do Programa Acredita Exportação.

Saga

A comitiva de oito senadores que está nos Estados Unidos para tentar conversar com representantes do congresso americano inicia hoje (28) a missão em solo estadunidense. Liderados pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o grupo tem agenda na Embaixada do Brasil em Washington e também na Câmara de Comércio dos EUA, onde devem se reunir com lideranças empresariais e representantes do Brasil e dos Estados Unidos.

No escuro

Embora a missão esteja com boa vontade para ajudar a abrir caminhos de negociação para o governo brasileiro, a verdade é que os senadores não têm uma agenda concreta com autoridades americanas. A proposta é desbravar encontros e reuniões para estreitar o diálogo entre os dois países.

Viagem comercial

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também prepara uma viagem aos Estados Unidos em meados de agosto com uma comitiva de empresários para negociar diretamente com empresários americanos dos setores importadores que serão afetados pelo tarifaço de Trump. O presidente da entidade, Ricardo Alban explica que a mobilização tem o objetivo de sensibilizar empresas brasileiras e norte-americanas, junto aos respectivos governos, sobre os prejuízos mútuos da medida e facilitar negociações e entendimentos entre os dois países para evitar perdas com a sobretaxação.

Até tu, Brutus!

Não bastasse a maior economia do mundo se voltar contra o Brasil, um até então aliado decidiu fazer o mesmo: taxar os produtos brasileiros que entram na Venezuela. Essa é uma das decisões do presidente Nicolás Maduro. A Embaixada do Brasil em Caracas já está acompanhando a situação e procurando as autoridades venezuelanas para esclarecer os fatos.

Conflitos

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou que tem acompanhado, em coordenação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os relatos sobre dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros na Venezuela. Segundo os ministérios, há um acordo que rege o comércio bilateral entre os países que veda a cobrança de imposto de importação entre os dois países.

Duas rodas

A frota de motocicletas no país já ultrapassa os 34 milhões de veículos, o equivalente a 28% da frota nacional. Somente em 2024, os custos com internações de motociclistas no SUS ultrapassaram R$257 milhões, com 679 óbitos registrados entre janeiro e março do ano passado, de acordo com o DataSUS. Diante deste cenário, a Secretaria Nacional de Trânsito realiza esta semana a Conferência Nacional de Segurança no Trânsito “Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas, com a presença de especialistas e gestores públicos para discutir e propor soluções concretas para a segurança dos motociclistas no Brasil.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto