Massa
O Brasil chega a quase 213 milhões de habitantes, segundo estimativa recente do IBGE. Esse número pode até ser maior, considerado que é referente até 1º de julho do ano passado. A população cresce na velocidade da luz e isso requer políticas públicas mais acertadas para atender aos bem-estar populacional.
Poder
Imagine a força que essa massa populacional tem. No entanto, esse poder mal canalizado e mal usado acaba se diluindo com os revezes do cotidiano. O dado sai um ano antes do processo eleitoral e deverá servir de base para coligações, federações, partidos políticos e pré-candidatos pensar em projetos que realmente atendam à realidade do país.
Força
O município de São Paulo e o estado de São Paulo se mantêm na ponta com o maior número de habitantes do país, puxado pela aura de oportunidades e uma vida melhor. Números que serão muito cobiçados nas eleições do próximo ano e que pode potencializar a polaridade política que o país atravessa nos últimos anos.
Atenção
Enquanto isso, estados do Norte, como Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima têm menos de 1% da população do país, o que requer a mesma atenção que as demais unidades da federação, com investimentos para favorecer o desenvolvimento regional e a capilaridade das inteligências contidas nestes estados.
Vítimas
Primeira a depor na CPMI do INSS, a defensora pública da União, Patrícia Bettin Chaves, revelou um cenário cruel que os criminosos praticavam (ou ainda praticam) contra os beneficiários da previdência: os aposentados indígenas, quilombolas e moradores das regiões mais remotas do Brasil foram as primeiras vítimas e as mais abusadas. O dado é parte das denúncias que a Defensoria Pública da União tem recebido por conta das fraudes.
Quadrilha
Segundo ela, no grupo de trabalho entre a instituição e outros órgãos de controle, constatou-se que, em 95% dos casos de descontos ilegais que chegaram à DPU, não foram autorizados pelos segurados. Verificou-se também que esse desconto indevido associativo, estava atrelado também, na maioria das vezes, um empréstimo de crédito consignado nos benefícios recebidos.
Valores
Em praticamente todos os casos analisados, os descontos variavam entre R$ 30 e R$ 90 que iam para sindicatos e associações e também para operadoras de crédito consignado. Uma verdadeira farra com o dinheiro alheio, de idosos que passaram a vida ralando e nesse momento querem apenas um mínimo de dignidade. E isso é apenas o recorte que chegou aos órgãos de controle. A fraude pode ser ainda maior.
Data
O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do 2º projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária e cria o Comitê Gestor do IBS está otimista com a votação do relatório, que pode acontecer na CCJ e no plenário do Senado entre a segunda e terceira semana de setembro.
Contra-ataque
O governo brasileiro deu o start para colocar em prática a Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) terá 30 dias para avaliar se as medidas norte-americanas se enquadram na lei. Se o resultado for positivo, será a primeira vez que a medida será usada no Brasil.