Expectativa
A semana inicia em Brasília com a renovação dos esforços da oposição bolsonarista em manter viva a defesa de uma anistia ampla, geral e irrestrita. O projeto foi deixado à margem para dar lugar a um que reduza penas dos condenados, mas que não agrada o grupo político, que tem um único propósito: livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de todas as acusações e condenações por tentativa de golpe de estado.
Parece que vai!
Há quase um mês, desde que foi nomeado como relator do PL da Dosimetria, o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) tem prometido apresentar e formalizar o texto em torno da matéria. A promessa foi renovada, com sucesso, para esta semana.
Sem consenso
Paulinho está convicto que a única forma de a proposta ser aprovada na casa e, não ser questionada judicialmente no futuro, é se for dessa maneira: manter as condenações, mas com uma pena mais branda. Mas, a oposição bolsonarista não quer, tem batido o pé e falado grosso de que não vão deixar ser aprovada nesses moldes.
Falta combinar
Mas, de quê adianta pirraça, ameaça ou qualquer outra reação nesse sentido? Mesmo que a proposta, numa hipótese remota passe do jeito que estão planejando, ainda dependem da vontade política do Senado em aprová-la. O que, neste momento, não existe, pese toda a verbarrogia dos aliados de Bolsonaro naquela casa legislativa.
Pacto contra a fome
Em Roma, o presidente Lula participa logo mais, no horário local, do Conselho dos Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da abertura do Fórum Mundial da Alimentação. Um dos pontos altos será o momento em que vai falar sobre o case do Brasil que, pela segunda vez, sob a sua presidência, retirou o país do Mapa da Fome.
Encontro com o Papa
Aliás, esse foi um dos assuntos que o presidente conversou com o Papa Leão XIV, durante o primeiro encontro entre as duas autoridades, hoje mais cedo no Vaticano. Em suas redes sociais, o presidente relatou que a conversa girou, ainda, sobre religião, fé o Brasil e os imensos desafios que o mundo precisa enfrentar.
Convite
Lula aproveitou a oportunidade para formalizar o convite ao Papa para participar da COP-30, que inicia dentro de um mês, em Belém do Pará. No entanto, por conta das comemorações do Jubileu, Leão XIV não poderá estar presente, mas vai enviar um representante do Vaticano ao evento. Estiveram ainda no encontro a primeira-dama, Janja Lula, os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, além da senadora Ana Paula Lobato, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.
Ciro pede união
Em entrevista ao Canal Livre do grupo Bandeirantes ontem à noite, o presidente nacional do PP e senador, Ciro Nogueira (PI), voltou a afirmar que o adversário do grupo político a que pertence é o presidente Lula e que a direita tem que estar unida sob pena de se “jogar outra eleição fora”.
Muito a explicar
O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, será o depoente da reunião da CPMI do INSS nesta segunda-feira (13). Ele foi exonerado do cargo em abril deste ano, logo após ser deflagrada a Operação Sem Desconto da Polícia Federal e vir à tona o escândalo do roubo dos benefícios de aposentados e pensionistas. Também prestará depoimento o ex-diretor de Benefícios do órgão André Paulo Félix Fidelis.

