sábado, julho 19, 2025

Quando a autocracia se torna um perigo para o bem-estar mundial

Compartilhe

‘Porque eu posso’

Ao justificar a imposição de 50% em tarifas para a importação de produtos brasileiros, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi direto e seco: “tem poder para isso”.  “Estamos fazendo isso porque eu posso fazer. Ninguém mais seria capaz”. Ele acrescentou, ainda, que a medida é uma forma de arrecadar mais dinheiro para o país americano.

Apoio

Trump voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), embora, segundo ele, não sejam amigos. “Olha, ele não é como um amigo meu. Ele é alguém que eu conheço, e eu o conheço como um representante de milhões de pessoas, brasileiros. Eles são ótimas pessoas, e ele ama o país e lutou muito por essas pessoas, e querem colocá-lo na prisão”. A declaração foi dada em entrevista coletiva, ontem (15), na Casa Branca.

Negação

Em entrevista à CNN e ao Poder360, ontem (15), o ex-presidente Jair Bolsonaro negou que tenha agido, no exercício do mandato, para uma tentativa de golpe de estado. Ele chamou de “estapafúrdia” a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e o pedido de condenação enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas alegações finais de Paulo Gonet na ação penal em que Bolsonaro é réu.

Prazo se esgota

Enquanto isso, o governo federal, por meio de um comitê liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vem discutindo com os setores mais afetados pelo tarifaço de Trump, como o agronegócio, para encontrar soluções. O discurso do governo, do Parlamento e dos empresários é negociar pela via diplomática. Reciprocidade econômica é a última alternativa.

Diálogo

Quatro senadores vão compor uma comissão externa temporária, que será enviada aos Estados Unidos ainda este mês, para estreitar a interlocução com o Parlamento americano e negociar a questão da tarifa dos 50% imposta pelo presidente Donald Trump à importação de produtos brasileiros. Os nomes serão definidos pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em conjunto com o presidente  Comissão de Relações Exteriores da casa, Nelsinho Trad (PSD-MS).

MP da tributação

A Comissão Especial que vai analisar a MP 1303/25, que trata da tributação de aplicações financeiras, ativos virtuais e também mudanças no seguro-defeso, terá como presidente o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e, como relator, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). O colegiado teve a primeira reunião ontem (15) e já aprovou a realização de uma audiência pública, com a provável presença do ministro Fernando Haddad (Fazenda), para o dia 6 de agosto.

Artigo non grato

Membro do colegiado, o deputado federal Átila Lins (PSD-AM) disse à Coluna que vai defender a derrubada do artigo 71 da MP, que transfere para as prefeituras os registros e licenças dos pescadores. “Nosso papel principal será de defender a classe pescadora do Amazonas e do país. Estamos nessa incessante luta para manter esse registro com as colônias e associações, formadas pelos pescadores e pescadoras que se organizam de forma coletiva e democrática.”

Parceria ambiental

Por ocasião do Dia do Amigo, que se comemora no próximo 20 de julho, vai ser realizada em diversas partes do país a 8ª edição da campanha Um Dia no Parque, promovida nacionalmente pela Coalizão Pró-UCs. Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, a campanha de 2025 promove a valorização e destaca a importância dos parques e outras Unidades de Conservação (UCs) na construção de vínculos entre as pessoas e o meio ambiente.

Áreas sustentáveis

A iniciativa traz à tona números oficiais que demonstram a importância das UCs no país. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, quase 12 milhões de pessoas residem em Unidades de Conservação no Brasil, o que representa 5,82% da população brasileira. Quase a totalidade desses moradores estão em áreas de uso sustentável. A pesquisa identificou 1.138 (48,11%) UCs com pessoas residentes e outras 1.227 (51,88%) sem habitantes.

Êxito educacional

Cidade da Grande São Paulo, Itaquaquecetuba registrou um salto histórico na alfabetização infantil e comemora os números inéditos. Dados do Inep mostram que o município de 500 mil habitantes superou a meta nacional de 2024, com uma alta de 57,19% e já bateu o índice previsto para todo o decorrer deste ano. Os resultados compõem o Índice Criança Alfabetizada (ICA) e foram divulgados no último dia 30, pelo Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto