segunda-feira, setembro 1, 2025

Setembro inicia pressionado pelo julgamento de Bolsonaro e as comemorações da Pátria

Compartilhe

Monitoramento

Um forte esquema de segurança foi montado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal em torno da Praça dos Três Poderes esta semana por conta de dois eventos que pressionam o início de setembro: o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF) e as comemorações do 7 de Setembro.

Precaução

O Governo do Distrito Federal, dessa vez, prefere pecar pelo excesso do que omissão e montou uma operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a SSP/DF. O monitoramento contará com equipamentos de última geração, incluindo drones com capacidade de imagem térmica, que permitem varreduras diurnas e noturnas, garantindo vigilância contínua do perímetro.

Vigilância

As ações de segurança começam nesta segunda-feira (1º), com a instalação da Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da SSP/DF. A estrutura reunirá órgãos de segurança locais e nacionais para ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas.

Escrutínio da lei

O julgamento de Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de estado e outros quatro crimes, começa nesta terça-feira (2), e segue até o final da próxima semana. Serão oito sessões, pela manhã e à tarde, na Primeira Turma do Supremo e a aposta nos bastidores é que ele seja condenado. Se os ministros da corte forem seguir à risca a dosimetria, a pena pode chegar a 43 anos de prisão. Um pedido de vista, no entanto, pode adiar o evento.

Audiência

O julgamento do ex-presidente terá cobertura jornalística nacional e internacional e 501 jornalistas se credenciaram para acompanhar as sessões de perto. Além disso, outras 3.357 pessoas do público geral se inscreveram em um credenciamento aberto por apenas dois dias. No entanto, somente os 1.200 primeiros terão acesso ao STF, que reservou 150 lugares disponíveis por sessão. As sessões acontecem nos dias 2, 3, 9, 10 e 12.

Rigor

Já para os desfiles do dia 7 de Setembro, no próximo domingo, a Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 23h do dia anterior, que pode ser antecipada conforme os eventos na semana forem acontecendo. Os visitantes que forem acompanhar os desfiles não poderão portar itens, como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização. O Comando Móvel da Polícia Militar estará presente no local.

Protestos

Paralelo às comemorações oficiais pelo Dia da Pátria, bolsonaristas e apoiadores de Bolsonaro planejam realizar, no próximo domingo (7), manifestações em todo o país, com mais ênfase em Brasília. Políticos de esquerda também planejam atos neste dia, aumentando a tensão política no país em meio ao julgamento de Bolsonaro e sua cúpula, no STF.

Propina

Na noite de ontem (31), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) enviou ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública solicitando investigação urgente da Polícia Federal para apurar notícia que o incrimina no escândalo desbaratado na semana passada sobre crimes e fraudes entre o PCC e a Faria Lima (São Paulo). O senador é apontado, em matéria jornalística, de ter recebido uma “sacola de papelão” com dinheiro em espécie de líderes da facção criminosa em seu gabinete, no Senado, ano passado.

Investigação

Ciro Nogueira nega qualquer ligação com o PCC. No ofício enviado ao ministro Ricardo Lewandowski, o senador coloca à disposição todos os seus sigilos e também de seu gabinete para investigações. Inclusive registros e imagens de entrada em seu gabinete. Ele também nega a acusação de ter usado de influência para favorece a organização criminosa junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Pressão

Acontece amanhã (2), em Brasília, ação da campanha “Justiça Tributária Já”, encabeçada por entidades não governamentais em favor da aprovação do projeto de lei 1087/25, que amplia a faixa de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. A campanha está sendo realizada no ambiente digital e também com atos físicos em várias capitais brasileiras.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto