quinta-feira, agosto 28, 2025

‘Somos, sim, a legítima representante da indústria brasileira’, diz presidente da Eletros

Entidade foi homenageada com sessão solene na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (26) pelos 30 anos de fundação

Compartilhe

Entidade que concentra 97% das indústrias do segmento, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), foi homenageada na Câmara dos Deputados, na manhã desta terça-feira (26), com uma sessão solene para celebrar seus 30 anos de fundação. A iniciativa foi do deputado federal Pauderney Avelino (União-AM).

No ano passado, as fábricas associadas à Eletros foram as responsáveis por puxar a produção industrial do país com um crescimento de 28%, principalmente na fabricação de ar-condicionado totalizando quase 6 milhões de unidades.

No balanço de 2025, o presidente da entidade, José Jorge Júnior, afirma o setor deve fechar o ano na mesma esteira. “Num cenário mais pessimista, pode-se ter uma redução de 5%, mas depende muito do resultado de Black Friday e o Natal”, salientou.

Ao falar sobre a Eletros na tribuna da Câmara, o dirigente ressaltou o protagonismo da indústria eletroeletrônica do país e a importância direta que o segmento tem na vida do brasileiro. “A Eletros é uma entidade nacional. Somos, sim, a legítima representante da indústria brasileira”, salientou.

Autor da homenagem, Pauderney Avelino relembrou o início de sua trajetória profissional, como funcionário de fábrica no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde se concentram, atualmente, dois terços das empresas associadas à Eletros.

“São 30 anos de bons serviços à indústria brasileira e Manaus representa um volume muito grande na produção industrial do país”, disse o deputado.

Avelino, que tem forte atuação na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), afirmou que, ao longo dessas três décadas, a Eletros tornou-se uma força vital no fortalecimento da indústria eletroeletrônica brasileira.

A entidade reúne quatro grandes subsetores dentro do Polo Eletroeletrônico do país:

  • Linha de Ar-Condicionado (incluindo aquecimento, umidificação, filtragem e ventilação),
  • Linha Branca (eletrodomésticos como geladeiras, fogões, lavadoras e micro-ondas),
  • Linha Marrom (TVs e equipamentos de áudio e vídeo),
  • Linha Portátil (pequenos eletrodomésticos como liquidificadores, cafeteiras, ventiladores, secadores e aspiradores).

Além de funcionários da Eletros e empresários que representam as fábricas associadas, participaram da sessão solene os deputados federais Capitão Alberto Neto (PL-AM), Sidney Leite (PSD-AM), o deputado federal licenciado Saullo Vianna (União-AM), o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT-AM) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti-AM), Serafim Corrêa.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto