sábado, abril 19, 2025

Chuvas na Amazônia e no Pantanal foram até 40% abaixo do normal, diz OMM

Relatório "Estado do Clima para a América Latina e o Caribe 2024" foi divulgado nesta sexta-feira (28) pela entidade internacional

Compartilhe

Relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado nesta sexta-feira (28), revela que em 2024 as chuvas na Amazônia e no Pantanal ficaram entre 30% e 40% abaixo do normal. Os dados estão no documento “Estado do Clima para a América Latina e o Caribe 2024”, que analisou os impactos dos eventos extremos do clima na região no último ano.

O relatório faz uma análise de todos os continentes e, no capítulo referente à América do Sul, com destaque para o Brasil, mostra ainda que o rio Negro, em Manaus (AM), registrou o nível mais baixo dos últimos anos. Nos anos de 2023 e 2024, o Amazonas enfrentou uma seca bastante severa, a maior em mais de 100 anos.

O documento ressalta também as enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas em maio do ano passado e que deixaram 180 mortos e prejuízos de cerca de R$ 8,5 bilhões ao setor agrícola. A OMM relembra, ainda, que o ano de 2024 foi o mais quente já registrado na América do Sul, o que contribuiu para eventos como a seca quanto para o derretimento de geleiras.

Leia mais

Mais do assunto