Em um vídeo postado nas suas redes sociais esta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convoca aliados e à população que se identifica com a ideologia bolsonarista para participar de ato em favor da anistia aos presos do 8 de janeiro, a ser realizado no próximo domingo (16), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O objetivo é pressionar o Congresso Nacional a aprovar uma lei que concede anistia aos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que participaram dos atos de vandalismo à sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. Se a proposta for aprovada, poderá beneficiar, inclusive, o próprio ex-presidente e mais outras autoridades que respondem a processos do 8 de janeiro no STF.
Para que a proposta seja aprovada na Câmara dos Deputados são necessários 257 votos. Pelas contas dos bolsonaristas, eles calculam 237 votos, mas articulam fechar 300 apoios para chegar com vantagem na votação da matéria.
Um segundo ato em favor da anistia está sendo preparado para acontecer no dia 6 de abril, na avenida Paulista, em São Paulo.