sábado, abril 19, 2025

Nunes Marques pede vista e julgamento de Zambelli é suspenso no STF

Placar do julgamento virtual no Supremo Tribunal Federal estava com 5 votos a favor pela condenação e perda de mandato da deputada federal

Compartilhe

O ministro Nunes Marques pediu vista no processo que pede a condenação e perda de mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), cujo julgamento virtual estava em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) e já possuía cinco votos pela condenação da parlamentar.

O julgamento virtual iniciou na última sexta-feira (21) e somente terminaria na próxima sexta (28). Até ontem, haviam votado com o relator, ministro Gilmar Mendes, pelas penalidades, os ministros Cármem Lúcia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Nesta segunda-feira (24), o ministro Cristiano Zanin antecipou seu voto, mas Nunes Marques pediu vista do processo.

Com isso, o julgamento virtual fica suspenso até nova data, o que dá fôlego político para a parlamentar.

Em seu voto, Gilmar Mendes determina a condenação de Zambelli a 5 anos e três meses de prisão, perda do porte de armas e apreensão do artefato de fogo.

A deputada foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) ao STF, que a tornou ré em 2023 por ter perseguido, de arma em punho, um homem negro, considerado apoiador do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, em outubro de 2022, pelas ruas dos Jardins, bairro nobre de São Paulo.

Valéria Costa
Valéria Costa
Jornalista, com 25 anos de profissão. Já atuou em veículos de comunicação em Manaus (AM) e Brasília (DF), na cobertura dos principais assuntos nas diversas editorias do jornalismo, com ênfase em política e opinião.

Leia mais

Mais do assunto